miercuri, 11 septembrie 2019

Meus segredos pessoais para aprender 21 idiomas - Parte II


Cultivar a paciência

Durante os últimos anos, realizei vários seminários sobre “segredos” de poliglotasque se aplicam ao aprendizado de vários idiomas. Mesmo que eles não digam isso, vejo pelas expressões faciais que muitos participantes continuam decepcionados porque esperavam estratégias mais "incomuns" do que eu lhes oferecei.

Cultivar a paciência é uma delas. Parece tão comum e simples. Na realidade, poucos estudantes de línguas conseguem dominá-la.

Por que cultivar paciência?

Atingir níveis em uma língua estrangeira perto de um falante nativo exige um longo período de esforço contínuo, no qual, muitas vezes até anos, não há grandes sucessos no início. Por causa de sua impaciência, muitos aprendizes de línguas interrompem seu processo de aprendizado ou adotam estratégias que lhes dão sucesso a curto prazo (memorizando frases e diálogos inteiros) que minam o domínio de longo prazo (falando espontânea e flexivelmente).

Por que é tão difícil desenvolver paciência?

• O atual zeitgeist é voltado para a satisfação rápida de nossas necessidades e desejos (fast food, Tinder),
• Nos sentimos pressionados por outros,
• Queremos impressionar os outros rapidamente,
• Não temos uma idéia realista de quanto tempo leva para aprender um novo idioma completamente - também por causa de todas as informações erradas na internet.

O que me ajuda a permanecer paciente?

• Desconecto meu aprendizado de idiomas, tanto quanto possível, da aprovação e impressão de outras pessoas. Quanto mais o aprendizado de idiomas é algo que faço por mim, menos pressão sinto.
• Eu li sobre pessoas de sucesso (de todas as áreas da vida) e sobre como a paciência foi um fator chave para o seu sucesso.
Se você está projetando seu jardim, precisa estar ciente do fato de que diferentes plantas crescem em velocidades diferentes. Não faz sentido puxar pequenas árvores, tentando acelerar o crescimento delas. As línguas são como árvores. Mesmo nas melhores condições, eles têm um cronograma embutido para o seu crescimento. O que você pode fazer?
• Planeje também sucessos de curto prazo (flores) e reconheça-os,
• Inicie outro projeto ambicioso ao mesmo tempo (mesmo um segundo ou terceiro idioma, como eu fiz). Dessa forma, a pressão do tempo é diluída. Se fico impaciente com um idioma, paro um pouco e redireciono minha atenção para outro. Quanto mais línguas eu começava a aprender, mais paciente eu me tornava com cada uma delas.

(continua)

O método GO
“Moro na Alemanha há anos. Eu passei por todos os níveis e exames necessários. No entanto, ainda cometo muitos erros a ponto de conseguir um emprego sério em minha profissão. ”

É fácil começar uma língua estrangeira. É preciso apenas praticar e viver no exterior para se tornar fluente. Para aprender o último (!) 5% e falar sem erros, você precisará de uma abordagem completamente diferente.

O GO Method ajuda você a se livrar de seus erros crônicos de gramática e pronúncia, aplicando psicologia e princípios de gerenciamento de qualidade.

Oferecemos cursos corretivos para alguns idiomas, bem como um sistema geral para melhorar o uso de qualquer idioma. Apoiamos as empresas na melhoria da proficiência linguística dos funcionários-chave.

Gerhard J. Ohrband
Ajudou mais de 1200 estudantes a progredir nos seus estudos e carreira profissional obtendo excelentes habilidades em alemão e espanhol.

Psicólogo e professor de línguas, de Hamburgo / Alemanha (* 1979). Casado, um filho. Mestrado em psicologia pela Universidade de Hamburgo. Mais de 15 anos de experiência como professor universitário em psicologia, bem como consultor para UNICEF, Terre des Hommes, IOM, a UE e empresas privadas. Fala 21 idiomas.

Contato
Envie-nos um e-mail: gerhard.j.ohrband@gmail.com
Se você quer economizar tempo aprendendo uma língua estrangeira sem um professor, confira meu livro “O Método GO” na Amazon.


Niciun comentariu:

Trimiteți un comentariu

Caro leitor, Infelizmente, preciso fazer uma pausa ao escrever este blog. Atualmente, estou produzindo um podcast semanal em nove ...